Notícias/Artigos

notícias do mundo jurídico

04/06/2014

Comitê detalha mudanças da nova legislação tributária para pessoas jurídicas

A lei 12.973, sancionada em maio de 2014, está provocando discussões na proporção das novidades que estão em seu bojo.

Seis especialistas foram convocados para comentar questões como dividendos, lucro no exterior, ágio na aquisição de empresas, base de cálculos do IRPJ, da CSLL e de PIS/Cofins, e ajustes a valor presente e a valor justo, entre outros temas.

Os temas foram debatidos pelos Doutores Celso Costa, Fernanda Sá Freire, Fernando Tonanni e Tiago Dokhorn, Evany Oliveira e Sérgio Bento.

A lei cria novos controles, que incluem diversas subcontas para fins contábeis, explica Tiago Dockhorn. “O texto traz mais previsibilidade, ao fechar pontos que estavam abertos desde a lei 11.638/2007, que inseriu padrões internacionais de contabilidade. A nova lei tira a insegurança jurídica e tenta normatizar a área”, avalia.

A lei entra em vigor em janeiro de 2015, mas as empresas já podem optar por trabalhar esse ano de acordo com os novos parâmetros. E é na prática que os novos controles já estão suscitando dúvidas. “Há empresa que está encontrando dificuldade para criar subcontas no sistema de gestão”, exemplifica Dockhorn.

Com um público de 116 advogados, o comitê foi mais extenso que os demais, durando três horas e meia, em função da lista de assuntos debatidos. “Certamente essa lei vai demandar vários outros eventos e discussões. É uma das maiores alterações do IR desde a década de 1970”, comenta Fernando Tonanni.

Fonte: Câmara Americana de Comércio

voltar

Newsletter

Receba nosso informativo em seu e-mail.